Com trabalhos defendidos, SeDi fortalece formação dos pesquisadores
Como havíamos anunciado, na semana passada quatro pesquisadores defenderam seus trabalhos finais (dissertações de mestrado e teses de doutorado), o que vem a somar aos outros trabalhos já defendidos neste ano e que contribuem sobremaneira à formação dos membros do SeDi.
Abaixo, vocês conferem fotos das defesas e um depoimento da coordenadora do grupo e professora da UFF, Lucia Teixeira. Ela comenta a formação dos membros do SeDi e como o ingresso de jovens pesquisadores a faz pensar no seu próprio percurso acadêmico.
Raquel Silveira Fonseca (tese de doutorado)
Chique, refinada e glamourosa: as mulheres de papel dos editoriais de moda
Banca:
Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF, orientadora)
Sílvia Maria de Sousa (UFF)
Silmara Della Silva (UFF)
Mona Magalhães (UNIRIO)
Loredana Limoli (UEL)
-Foto: Karla Faria-
Karla Cristina de Araujo Faria (tese de doutorado)
Clique na notícia: análise semiótica de jornais on-line
Banca:
Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF, orientadora)
Sílvia Maria de Sousa (UFF)
Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF)
Regina Souza Gomes (UFRJ)
Luís Pessôa (PUC-RJ)
-Foto: Karla Faria-
Cláudia Cardoso Valladares (dissertação de mestrado)
História de um pintor contada por ele mesmo: uma análise semiótica.
Banca:
Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF, orientadora)
Beatriz dos Santos Feres (UFF)
Fábio Pereira Cerdera (UFRRJ)
-Foto: Karla Faria-
Tainá Soares Teixeira (dissertação de mestrado)
Estudo diacrônico da publicidade: uma perspectiva semiótica
Banca:
Renata Ciampone Mancini (orientadora)
Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF)
Luís Pessôa (PUC-RJ)
-Foto: Paulo Junior-
————————
“É uma alegria e um orgulho ver o SeDi formando mestres e doutores, ao mesmo tempo em que recebe novos estudantes e pesquisadores. O entusiasmo dos jovens pela semiótica, muito estimulado pelas (também jovens) professoras Renata Mancini e Silvia Maria de Sousa, me faz lembrar do caminho percorrido, ao longo desses 20 anos em que dou aula na pós-graduação, após ter retornado de meu doutorado, em 1994. Criamos o SeDi em 2006 e o grupo tem hoje uma consistência acadêmica na área reconhecida nacional e internacionalmente. Sediamos a ABES (Associação Brasileira de Estudos Semióticos) e temos membros em universidades espalhadas por todo o Brasil – além da UFF, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UFPB, UFT, UFPR, UEL, UNIMONTES. Desenvolvemos coletivamente o projeto Linguagens na Cibercultura, com apoio da FAPERJ, e temos em andamento novos projetos, com apoio de CNPq e do nosso Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Precisamos agora fortalecer e institucionalizar nossos intercâmbios internacionais e consolidar a produção publicada de nossos alunos.
O começo de 2014, com 4 teses de doutorado e 3 de mestrado defendidas, inaugura para nós um período de fortalecimento da formação de nossos alunos, a quem tudo devemos, por seu entusiasmo, parceria, generosidade e vontade de trabalhar, sempre com alegria e prazer.
Deixo aqui meus parabéns especiais ao Lucas, à Tainá, à Cláudia, novos mestres, e à Karla, Raquel (novas doutoras) e Andrea (futura doutora). Esperamos que vocês continuem conosco, no SeDi, contribuindo com sua competência, companheirismo e gosto pelos estudos semióticos.”
Lucia Teixeira