Pesquisador do SeDi é finalista em concurso de Estudos do Discurso

O integrante do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi) Marcos Kalil foi um dos finalistas da edição de 2017 do concurso de dissertações e teses promovido pela Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). O pesquisador ficou em segundo lugar na classificação geral das dissertações, no âmbito Brasil, com o trabalho intitulado “Os humanos direitos e os direitos humanos no discurso passional da grande mídia brasileira: análise semiótica de Veja e Carta Capital”, orientado pela Prof.ª Dr.ª Renata Mancini.

Por meio da semiótica discursiva, a dissertação analisou como as revistas Veja e Carta Capital abordaram dois casos de ampla repercussão com o objetivo de detalhar as estratégias enunciativas do discurso passional da mídia hegemônica acerca dos Direitos Humanos. São eles: a morte do menino João Hélio, em 2007, e a tortura, por parte de justiceiros de classe média, de um jovem negro e pobre acusado de roubos na zona sul do Rio de Janeiro, em 2014.

Marcos Kalil é advogado, jornalista, professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre e doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Confira o resultado final do concurso da ALED em: http://www.aledbrasil.ufscar.br/?page_id=630