Semiotizando Breaking Bad

Enviado por admin_sedi em seg, 25/07/2016 – 03:22

Uma avaliação semiótica do famoso seriado americano produzido pela AMC.

Luiza Barros, estudante e integrante do SEDI, escolheu se aventurar pelo mundo da ficção seriada norte-americana, na dissertação intitulada “Os caminhos do mal: uma análise semiótica de Breaking Bad”. Segundo ela “a partir do percurso gerativo de sentido de Algirdas Greimas, a análise concentra-se nos níveis narrativos e discursivos para acompanhar quais estratégias são empregadas nesta obra audiovisual.”
 A defesa da dissertação de Mestrado, apresentada no dia 6 de Julho contou com a presença de Diana Barros, além de Silvia Sousa e a orientadora da pesquisa Lucia Teixeira. Para explicar o percurso do famoso protagonista Walter White, Luiza afirma que se inclinou em “um estudo sobre as paixões do protagonista e os valores que são postos em jogo por meio da articulação entre recursos verbais e visuais.”

A mais nova mestre trouxe ao Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso um estudo rico em conceitos e fundamentos teóricos a fim de demonstrar a contribuição da semiótica na análise de uma das séries de maior prestígio entre os telespectadores nos últimos anos.