A realidade aumentada de Sandro Torres
Mais um resultado de pesquisas sobre a Cibercultura no SEDI.
O publicitário e integrante do SEDI, Sandro Torres, defendeu no dia 30 de Maio sua tese baseada em um longo estudo das realidades projetadas pelas mais novas mídias que compõe a rotina da maioria dos seres humanos no século XXI. “A realidade aumentada, particularmente, me provocava questões sobre como se desenvolve a construção de sentido diante das novas tecnologias digitais, que cada vez mais povoam nosso cotidiano”, explica Sandro.
O título escolhido foi “Multimbreagem: projeções de pessoa, espaço e tempo em discursos publicitários mediados por tecnologias de realidade aumentada”. De acordo com o mais novo Doutor, a multiembreagem consiste num efeito de sentido de simultaneidade de debreagens e embreagens, encaixes e desencaixes do enunciado para a enunciação que ocorrem de forma acelerada nas interações mediadas pelas tecnologias.
Sandro, orientando de Lucia Teixeira, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso, conta ainda que a apresentação da tese foi um momento excelente, em que teve a oportunidade de levantar questões referentes às pesquisas feitas durante os 4 anos de produção do Doutorado e aprofundar assuntos com os professores e pesquisadores participantes da banca avaliadora.