Cinthia, seus Dois Irmãos e o Leite Derramado

Percursos da memória: um estudo semiótico de Dois irmãos e Leite derramado

No dia 23 de março, foi a vez de Cinthia Paes Virginio defender sua dissertação de mestrado. Orientada pela Professora Silvia Sousa, a estudante escolheu percorrer os caminhos da memória na literatura contemporânea através de uma análise semiótica. Usou como base para a dissertação os livros de Milton Hatoum e Chico Buarque. “A escolha de dois objetos literários para compor o corpus foi determinada pela minha grande paixão pela narrativa memorialística e pelos romances que me encantam e me surpreendem a cada leitura”, contou Cinthia.

A banca examinadora foi composta pela professora Renata Mancini (UFF) e Maria Fernanda Garbero (UFRRJ) que fizeram uma leitura cuidadosa do tema, elogiaram e ainda levantaram reflexões. Tudo isso vai ficar marcado na lembrança e no início de caminhada da mais nova Mestre do SeDi.

Cinthia afirmou que foi uma árdua tarefa se aventurar pelo terreno movediço  da memória, mas a proposta de unir literatura e semiótica teve o intuito de, além de reaproximar essas áreas, gerar também contribuições com o estudo das estratégias narrativas mobilizadas para a construção do discurso.

A mais nova Mestre e apaixonada por literatura, Cinthia Paes, agradece a todos os integrantes do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso, aos seus familiares, a sua Orientadora e  a banca examinadora. Mais uma defesa no  âmbito do SeDi para ficar na memória.