Marcos Kalil Filho defende sua dissertação de mestrado

Os humanos direitos e os direitos humanos no Discurso passional da grande mídia brasileira: análise semiótica de Veja e Carta Capital

Orientado pela professora e pesquisadora Renata Mancini, o graduado em Direito e estudante de Jornalismo, Marcos Kalil, na tarde do dia 29 de Fevereiro, defendeu sua dissertação de mestrado sobre a representatividade dos direitos humanos na mídia através de um olhar semiótico.

A banca foi composta por sua orientadora Renata Mancini, pelo professor Marcio Castilho de Comunicação Social da UFF e pela convidada da UFRJ, a professora Regina Gomes. Com uma avaliação positiva da banca, o aluno concluiu com mérito sua dissertação que teve um viés de cunho social, levantando uma discussão atual da posição em que se coloca a grande mídia brasileira em assuntos referentes aos DireitosHumanos.

O estudante com uma abordagem crítica, buscou pela semiótica francesa e suas três vertentes, o percurso gerativo de sentido, a semiótica das paixões e a semiótica tensiva, avaliar a forma que a imprensa noticia o tema em questão, tomando como exemplos de dissertação a Veja e a Carta Capital. Mostrou qual é a base dos direitos humanos no contexto técnico jurídico em contraponto com o disseminado pela mídia.

A defesa de sua dissertação de mestrado foi assistida por colegas do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi) e também por alguns familiares.