Unesp promove ciclo de conferências com Denis Bertrand e Verónica Estay Stange

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2015 acontecerá o Ciclo de Conferências Sémiotique: nouvelles approches, nouveaux objets, com o Prof. Dr.  Denis Bertrand (Université de Paris 8) e a Profa. Dra. Verónica Estay Stange (SciencesPo, Paris).

O ciclo, coordenado pelo Prof. Dr. Jean Cristtus Portela, do Departamento de Linguística da Unesp/Araraquara, é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, em parceria com o Grupo CASA e com o Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-Unesp), tendo sido viabilizado pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da USP e pelos professores doutores Waldir Beividas e Norma Discini, responsáveis pela vinda dos pesquisadores ao Brasil.

Denis Bertrand, um dos precursores da semiótica discursiva, é professor de Literatura Francesa e Semiótica na Université de Paris 8-Vincennes-Saint-Denis e presidente da Associação Francesa de Semiótica (AFS). Suas pesquisas tratam essencialmente das relações entre Semiótica, Fenomenologia e Retórica, por meio do estudo de textos literários e midiáticos. É autor de Parler pour convaincre (Gallimard, 1999), de Précis de Semiótique Littéraire (2000, trad. bras. Grupo CASA, “Caminhos da semiótica literária”, 2003) e de Parler pour gagner (Presses SciencesPo, 2007), entre outros.

Verónica Estay Stange é professora de Semiótica na SciencePo (Paris, França). Tradutora de artigos e livros, alguns deles clássicos na área, do espanhol para o francês e do francês para o espanhol, publicou vários artigos em periódicos das áreas de Linguística e Literatura e é autora de Sens et musicalité: Les voix secrètes du symbolisme (Classiques Garnier, 2014).

DATAS E HORÁRIOS: 24/08, das 14h às 18h30, e 25/08, das 8h às 18h30.
LOCAL: FCLAr/Unesp, Sala 26
Vagas: 85

As conferências serão ministradas em francês. Serão fornecidos certificados àqueles que participarem de ao menos quatro do total de seis conferências. As inscrições estão abertas até 21 de agosto. Clique para se inscrever e confira a programação completa.