Silvia de Sousa é contemplada com bolsa de auxílio à pesquisa da Faperj
A professora da UFF e pesquisadora do SeDi Silvia Maria de Sousa foi contemplada com bolsa de auxílio à pesquisa APQ1 da Faperj para o seu projeto Textos, objetos e estratégias: por uma metodologia de análise de narrativas transmidiáticas.
A bolsa APQ1 destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos por pesquisador com qualificação adequada (grau de doutor ou equivalente), com recursos que podem ser aplicados em despesas de capital e custeio essenciais à realização do projeto.
Leia o resumo do projeto, o qual se insere na atual pesquisa de Silvia Narrativas transmidiáticas: do texto às estratégias:
Atualmente vê-se que gêneros e tipos textuais das mais diversas esferas de circulação têm sofrido a ação da chamada cultura da convergência (JENKINS, 2009). Nesse contexto, desenvolvem-se as narrativas transmidiáticas, assim denominadas por serem transmitidas em múltiplas plataformas. Diante disso, acreditamos que questões como autoria, estratégias enunciativas, modos de interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos devem ser postas na agenda das teorias do texto e do discurso. O objetivo deste projeto é, a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, compreender a denominada “experiência transmídia” e suas implicações nos textos narrativos ficcionais produzidos contemporaneamente. A pesquisa se aloca no quadro dos desdobramentos atuais da teoria, especialmente no que diz respeito à formulação de uma semiótica das práticas (FONTANILLE, 2005; 2006; 2008). Busca-se descrever e explicar, a partir do exame de um corpus variado, constituído de obras literárias contemporâneas, telenovelas e webséries, como a cultura da convergência contribui para o desenvolvimento de novos modos de narrar.